Qual a melhor cerveja industrial para beber?

Qual a melhor cerveja industrial para beber?

No post de inauguração do blog, vou falar um pouco sobre um tema quase unanime em nosso pais. 

Não meus caros, não estamos falando de futebol, carnaval e nem corrupção o assunto de hoje é CERVEJA. Aquele liquido delicioso e refrescante que tem o poder de nos deixar animados, felizes e com toda certeza está presente em todos os churrascos.

Para não ser uma coisa muito parecida com todas a maioria das publicações não vou falar das maravilhosas e saborosas cervejas artesanais, conversaremos hoje sobre as cervejas produzidas em grandes lotes industriais e que estão presente no dia-a-dia da maioria dos mortais.

No Brasil, a grande maioria das cervejas encontradas são as do tipo pilsen, mas será que realmente são pilsen?

Existem dois tipos de cervejas muito próximo entre elas que são as pilsen e as american lagers, ambos estilos são de cervejas leves, translucidas e de espuma cremosa. A diferença entre elas, fica principalmente no fato das lagers terem um amargor e arona mais tímidos, além de fazerem uso de cereais não maltados, enquanto as pilsen tem um amargor bem marcante além de notas aromáticas presentes devido ao seu malte. Com isso podemos concluir que todas nossas “pilsen” são na verdade american lager.

Mas se não é pilsen porque raio tem escrito pilsen no rotulo?

Essa é uma pergunta muito interessante, e que aparentemente não existe uma resposta muito precisa. Eu imagino que a referência se deva ao fato da pilsen serem de origem alemã (republica tcheca na verdade) e por isso acaba se tornando algo comercialmente mais interessante.

GELAAAAAAAADA
estupidamente gelada


Não preciso dizer que nossa tradição é de beber a cerveja o mais gelado quanto possível, mas é assim mesmo que é o correto?

Essa é uma questão também muito complicada mas existem dois pontos importantes que devemos observar e um fato que temos que aceitar.

1 – Na Europa é comum que se beba a cerveja em temperatura ambiente (não quente, ambiente) e ja ouvi algumas pessoas dizendo que o correto seria consumirmos assim. Mas é muito mais fácil fazer isso na Europa onde alguns lugares tem um verão de 18 graus, que no Brasil onde temos invernos de 21 graus.

2 – Partindo do fato acima também precisamos gelar nossa cerveja para que ela seja refrescante, que é o que a maioria espera quando se bebe esse maravilhoso liquido.

Agora também temos que aceitar uma verdade (aceita que vai doer menos). A cerveja produzida industrialmente no Brasil é muito ruim, não vou me aprofundar nos detalhes do milho, cerveja aguada e etc porque senão o assunto vai se estender muito, mas isso é uma verdade que devemos aceitar. (Skol, Brahma, Antartica, Itaipava e qualquer outra no geral) São péssimas cervejas feitas para serem consumidas em volumes e não em qualidade e com preços acessíveis, seus ingredientes a tornam de qualidade questionável e por isso impossível de beber se não estiver muito gelada.

O liquido gelado, quase congelando, tira a sensibilidade de nossas papilas gustativas e por isso acabam por mascaram seus defeitos nos fazendo beber bastante e nos deixando feliz.

Qual a melhor cerveja para se beber?

Agora que sabemos que todas as cervejas nacionais se nivelam por baixo (excluindo as artesanais) a questão que fica é, qual a melhor cerveja para se beber por aqui?

E essa é uma resposta extremamente simples e fácil para se responder, pelo menos para mim.

A melhor cerveja para se beber é a que mais agrada seu paladar!!! Talvez alguns vão achar a resposta muito genérica, mas essa é a verdadeira resposta, no momento que a cerveja passa na garganta a que lhe der maior satisfação e no dia seguinte a que te der menos problemas é a melhor cerveja.

Para o meu gosto, minhas cervejas favoritas são a Heineken e a Serra Malte. Eu não costumo beber em grandes quantidades então o sabor das duas me agradam muito e apesar de serem um pouco mais caras, eu consigo equilibrar o orçamento com os amigos pelo fato de consumir menos que eles.

E vocês qual sua cerveja favorita? Não vale as artesanais em, quero saber a opinião de vocês nas cervejas do dia-a-dia (com milho, arroz, agua batizada não importa)


Espero que gostem desse primeiro post e um brinde a todos!!!
Topo