Comida regional: Rio Grande do Sul


Um dos melhores lugares que tive a oportunidade de conhecer foi sem duvida o Rio Grande do Sul, em especial a serra gaúcha. Nunca tive a oportunidade de ir até lá unicamente a passeio, sempre fui com intenções comerciais, mas isso nunca me impediu de aproveitar esse maravilhoso lugar e suas maravilhosas comidas típicas.

Hoje vamos falar de algumas comidas e bebidas tradicionais dessa terra linda e cheia de grandes paisagens.

Bebidas Gauchas.

Vou iniciar com a segunda tradição gaúcha que todos devem ter lembrados, O Chimarrão. Caso alguém não conheça o chimarrão, ele simplesmente é a erva mate (aquele do chá mate) porém sem torrar.
Uns amam, outros odeiam, mas no Rio Grande do Sul é praticamente uma unanimidade o consumo do chimarrão.

Outra bebida maravilhosa são os vinhos gaúchos, não sei afirmar se as melhores vinícolas brasileiras são de lá, mas com toda a certeza lá se encontra vinhos fantásticos.

Para finalizar a sessão de bebidas tradicionais vou fazer a inclusão, na verdade não de uma bebida mas de uma marca orgulhosamente gaúcha, que é a cerveja Polar.


A Polar é uma cerveja gostosa e refrescante (na minha opinião) e pelo menos na época que eu ia para lá só se vendia no Rio Grande do Sul, mas talvez hoje isso tenha mudado, não sei.










Comidas Gauchas.

Claro, em primeiro lugar temos que falar do churrasco, todo gaúcho é bom churrasqueiro, pelo menos é isso que diz a lenda e praticamente em todo brasil é conhecido a fama do churrasco gaúcho.


Uma outra contribuição maravilhosa dos gaúchos para a culinária nacional é o maravilhoso arroz carreteiro. Como aqui o assunto é comida e não historia não vou me aprofundar na origem do prato e sim disponibilizar a receita para todos clicando aqui.


A paçoca de pinhão, também é outro bom prato gaúcho porem não tão preparado quanto alguns outros pratos. É um prato gostoso e simples de preparar. Quer fazer em casa? Então a receita está aqui.



E para a sobremesa, ou café da tarde vamos de cuca, de origem alemã a cuca hoje é um prato muito comum no Rio Grande do Sul e também é uma delicia. Quer fazer cuca? Pega a receita aqui e bom apetite.

E para vocês, gaúchos ou não, qual o prato típico do Rio Grande que você adora? O que te deixa louco na culinária gaúcha?


Topo